Av. Otávio Braga de Mesquita, 1299 - Sala 3 - Vila Flórida - Guarulhos - SP
(11) 4962 6954
contato@limaesousa.com.br

Como manter um fluxo de caixa atualizado

Como manter um fluxo de caixa atualizado

Fluxo de Caixa

Manter um fluxo de caixa atualizado, requer que o empresário tenha disciplina, zelo e atenção a vida financeira de seu negócio.

Por este motivo, daremos  5 dicas que podem auxiliar na hora de visualizar, organizar  e manter o fluxo de caixa de sua empresa:⠀

1- Organize sua rotina financeira – Separe seus gastos pessoais dos gastos da empresa, lembre-se sempre que a conta bancaria e recebimentos da empresa não é uma extensão de seus rendimentos pessoais, este é o fator que mais atrapalha o controle financeiro das empresas;

2-  Verifique freqüentemente seu fluxo de caixa – Faça um acompanhamento rotineiro da movimentação de saída de valores e de provisões de entrada de valores em sua empresa, para não ser pego de surpresa com saldos negativos.  Não escolha um período muito longo, pois você corre mais risco de perder o controle de sua organização financeira.

3- Tente elaborar uma projeção de curto e longo prazo – Podendo com isso fazer uma projeção média de gastos para todo um período, seja de seis meses, um ano ou mais, coloque em seu controle de fluxo de caixa todas as suas despesas fixas e projeção de despesas variáveis. Insira também a previsão de recebimentos, ao final de cada mês e avalie e compare se o que está destacado em seu planejamento realmente fora realizado.

4- Tenha o controle – Com base nas informações mês a mês de seu fluxo de caixa, você como empresário, pode constatar se houve o retorno desejado em seu negócio ou não. Esta analise ajudará você a identificar possível ajustes como, renegociação com fornecedores, imobiliária e demais prestadores de serviços. Negociando melhores preços e prazos de pagamento que acompanhem os recebimentos de sua empresa.

5- Utilize de planilhas – Utilize sistemas ou contrate empresas que forneçam ferramentas de gestão, há várias empresas no mercado que possui a oferta de sistemas de gestão financeira a ótimos custo.

Obs.: Lembre-se que independente do sistema escolhido, seja planilhas ou sistemas de tecnologia mais adaptados ao cenário atual, a ferramenta que você como empresário escolher, não se alimentará de informações sozinha, é necessário que periodicamente, você a alimente de informações. Insira seus  gastos e recebimentos periodicamente, para uma correta apresentação de resultados, esta parte só depende de você.

O foco da manutenção do fluxo de caixa é ter visibilidade da vida financeira da empresa. Ter este controle é fundamental, não só em cenários de crise, mas ao longo da vida do seu negócio, facilitando assim a tomada de decisão.

Para isso elaboramos uma planilha base de controle de fluxo de caixa, a qual você  pode adaptá-la ou usá-la da forma que está para auxiliar em seu dia a dia financeiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *